Rapyuta – Um Castelo no Céu

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cinema de Miyazaki inspirou artista XL a compor sua própria cena utópica

O ambiente de uma civilização que flutua sobre as nuvens do filme O Castelo no Céu, de Hayao Miyazaki, foi o cenário escolhido por XL, assinatura da artista visual Giseli Duarte, para compor o seu próprio ambiente utópico. Miyazaki inspirou o conceito e também o nome da mostra, que evoca edificações monumentais européias, que incluem igrejas, fortes, casas e cemitérios em sintonia com o céu de Florianópolis.

Denominada Rapyuta – Um Castelo no Céu, a exposição abre nesta sexta-feira, dia 17 de fevereiro, às 19 horas, na Faferia – DNA de Arte São dez telas, pintadas com tinta acrílica ou aquarela e nanquim e quatro peças com tinta acrílica sobre madeira com resina de vidro. Além das obras que compõem a exposição principal, XL vai apresentar uma sequência de desenhos em pena e nanquim com alguns toques de aquarelas sobre papel.

Nascida em Criciúma, XL, uma alusão sonora ao seu nome (“Gis” “eli”), foi morar em São Paulo aos 17 anos. Trabalhou com moda e atualmente se dedica ao Studio Neps, um ateliê instalado desde de 2014 na Costa da Lagoa.

“ … depois ter passado por SP e Rio de janeiro, a capitã do estúdio NEPS apresenta essa re-cognição de Rapyuta em sua nova e inspirada série de quadros, pois como diria Sheeta (personagem de Miyazaki): “Precisamos de raízes na terra, viver junto com o vento, passar o inverno com as sementes e a primavera com os pássaros! “ e disso Giseli Duarte sabe muito bem”, escreve o produtor musical Iky Castilho na apresentação da exposição.

 

SERVIÇO

O QUÊ: Rapyuta – Um Castelo no Céu, de XL.

QUANDO: Abertura dia 17 de fevereiro, sexta-feira, às 19 horas. Visitação até 17 de março. De segunda a sexta, das 10h às 12h e das 14h às 19h. Aos sábados, das 11h às 17h.

ONDE: Faferia – DNA de Arte. Rua Fernando Machado, 261, sala térrea do edifício Valparaízo, centro, Florianópolis, fone 3065 6534.

QUANTO: gratuito.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s