Palestra e mostra sobre Bruxaria

A Faferia DNA de Arte, micro centro cultural localizado no centro antigo de Florianópolis, inicia nesta quarta feira, 15 de março, às 19h30, um ciclo de palestras mensais para quem gosta do universo das bruxas e da cura sob os múltiplos pontos de vista e possibilidades.  A cada edição, haverá também uma exposição artística. Nesta primeira quarta-feira, haverá uma mostra de fotos de Sérgio Vignes sobre o pesquisador da cultura açoriana Franklin Cascaes.

 

Para o primeiro encontro, a convidada é a escritora Bianca Furtado, que vai falar sobre a história de magia na Ilha de Santa Catarina a partir de seu romance histórico Brumas da Ilha, que se passa em meados do século 18, com a chegada dos açorianos na Ilha de Santa Catarina. “Em 1748 o termo bruxa era pejorativo, era um termo inquisidor, ao contrário de hoje, em que há até glamour em torno da figura das mulheres curandeiras, benzedeiras, parteiras, mulheres plantadoras de ervas, e que lidam com o sagrado feminino”, diz Bianca.

 

A exposição fotográfica apresenta 31 fotos de Sérgio Vignes. É o principal conjunto de fotos feitas com Franklin Cascaes, realizadas em 1982. Cascaes faleceu em 15 de março de 1983. Sérgio era estudante de engenharia na UFSC na época e fotografou o “bruxo” em sua casa/ateliê, na rua Júlio Moura, no centro da capital. As imagens foram captadas com uma Nikon F1, com película 400 ASA. O material foi exposto entre novembro e dezembro de 1983 no Museu de Arte de Santa Catarina, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em homenagem a Cascaes.

 

“Será um momento importante, curativo e de resgate das nossas origens”, diz a coordenadora do projeto, a produtora cultural e terapeuta transpessoal Ana Lúcia Fernandez. Segundo ela, uma das principais motivações para este projeto é a situação geográfica e cultural de Florianópolis. “Nesta terra de tantas lendas se diz que as bruxas, em velhos tempos, voavam por toda a ilha, ora assustando pescadores e brincando com suas tarrafas, ora se entregando ao ofício da cura. Muita gente veio para cá buscando, além dos encantos geográficos desta Ilha, toda essa energia de magia que nos envolve, provocando uma mistura entre nativos e ‘estrangeiros’ que ampliou o universo místico ilhéu”, considera.

 

A entrada para a palestra é gratuita e a atividade tem o apoio do curso de pós-graduação em Psicologia Transpessoal do Instituto ZEN e do Florais da Deusa. A Faferia está localizada na rua Fernando Machado, 261, sala térrea do edifício Valparaizo.

 

 

Bianca Furtado sobre Brumas da Ilha

https://www.youtube.com/watch?v=qz8cn9zzsN4

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s