Faferia recebe Rita Böhm

Rita Böhm. Faferia DNA de Arte_DivulgaçãoArtista alemã especialista em sumi-ê faz demonstração e ministra oficina na Ilha

A Faferia DNA de Arte recebe Rita Böhm no sábado dia 18 de março. A artista alemã fará uma demonstração de sumi-ê das 10h às 12h e ministra oficina das 14h às 17h.

Rita vive em Berlim, onde ensina a técnica em seu estúdio. Ela divulga o sumi-ê por meio de suas aulas, de performances e de exposições, tanto na Alemanha como no Japão e no Brasil e tem dois livros publicados sobre o tema. Sua última performance de sumi-ê no Brasil aconteceu em Belo Horizonte em 2014.

 

Sumi-ê é uma uma técnica de pintura oriental que surgiu na China no século II da era cristã. Da China o sumi-ê foi levado ao Japão onde tornou-se mais difundido. A palavra tem raiz japonesa e significa pintura com tinta. O sumi-ê é uma mistura de desenho com elementos de caligrafia, que também é uma arte para os orientais, e o artista trabalha sua pintura de modo resumido e sem equívocos. Daí dizer-se que é a arte do essencial. Talvez para atingir essa simplicidade que o sumi-ê é basicamente monocromático.

 

Rita nasceu em 1939 em Leipzig Alemanha. Em 1959 emigrou para trabalhar em escritórios internacionais de arquitetura no Marrocos, na França e na América do Sul. Em São Paulo trabalhou em seu próprio estúdio de Design e Decoração de Interiores por 25 anos.

 

Em 1965 conheceu Ryokan Tokuda, que tornou-se seu mestre de Zen Budismo da escola Japonesa Soto, e viajou várias vezes ao Japão, onde permaneceu por curtas e médias estadias. Em 1983 conheceu Massao Okinaka, que ensinava sumi-ê no Instituto de Cultura Japonesa de São Paulo, mestre que introduziu o sumi-ê no Brasil.

 

Em 1997 Rita abriu sua própria escola e, quando foi para os Estados Unidos em 1999, seus alunos mantiveram a tradição da pintura sumi-ê no Brasil. Ensinou na Califórnia e no Arkansas durante três anos e seus ex alunos passaram a ensinar depois disso.

 

Hoje ensina em seu estúdio de Berlim, Alemanha. Rita divulga o sumi-ê por meio de suas aulas, de performances e de exposições, tanto na Alemanha como no Japão e no Brasil.

 

A Faferia DNA de Arte fica na rua Fernando Machado, 261, piso térreo do edifício Valparaízo, centro de Florianópolis. Fone 3065-6534

 

 

Mais informações sobre a artista

http://www.sumi-e-berlin.de

https://www.youtube.com/watch?v=llRQ502E5g8&feature=youtu.be

 

Mais informações sobre sobre a oficina https://faferia.wordpress.com/cursos/marco/sumi-e/

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s