CERÂMICA

faferia_cerâmica_Marcoliva_ok (1)

ATELIER LIVRE DE CERÂMICA
A poética relação entre o corpo e o barro
Cerâmica artística e utilitária
Toda sexta, das 14h às 17h, 12 horas mensais, 8 vagas
Marcoliva


RESUMO
Oficina permanente de cerâmica, na qual serão abordadas as técnicas de pit pot (beliscar), a placa, o acordelado, torno e esmaltação, com a utilização de esmaltes em alta temperatura (1240º.)

METODOLOGIA

– Exercícios de aquecimento corporal
– Fundamentos técnicos para amassar a argila e retirar o ar nela contido
– Exercícios práticos para o desenvolvimento de peças com a utilização das técnicas acima mencionadas
– A modelagem e os diferentes pontos da massa (argila, ponto de couro, ponto de osso)
– Armazenagem de peças em construção (secagem)
– Limpeza e acabamento
– Forneamento
– Aplicação de pigmentos e esmaltes
– Forneamento para a esmaltação
– Peças prontas (exposição, leitura e crítica)
Obs: cada participante é responsável pela limpeza das ferramentas utilizadas, bem como de seu espaço de trabalho.

VALOR
R$ 260 investimento mensal

MATERIAL
O material (massa e esmalte são comprados pelo aluno).
Há ferramentas disponíveis no atelier, mas a orientação é que, gradativamente, cada aluno adquira seu kit básico de ferramentas.
Cada participante deverá trazer escova de dentes usada, palito de dente ou churrasco, sacola plástica transparente, jornal, toalha e avental para uso próprio.
O Atelier dispõe de torno e forno para prática e finalização das obras.
A utilização do equipamento diz respeito ao horário das oficinas.

PÚBLICO ALVO
Destinada ao público em geral, estudantes e amantes da arte cerâmica. Dependendo da procura, serão formados dois grupos.
A partir dos 12 anos.

NÚMERO MÍNIMO
2 inscritos

NÚMERO MÁXIMO
8 inscritos

QUEM É O MINISTRANTE
Marcoliva é um artista multimídia: músico cantor e compositor,integra música e outras linguagens. Na música tem sua obra catalogada no Dicionário Cravo Albim da Música Brasileira, gravou cinco álbuns em parceria com Tatiana Cobbett: Parceiros |(2001), Bendita Companhia (2008), Sonora Parceria Música Súbita  (2011), Corte Costura (2012) e Sawabona Shikoba (2015). Livros publicados: Dupla Poesia, com Marli Silveira, Ed. Edunisc (2008), o “De A à Z, uma história poética da brincadeira do Boi-de-Mamão na Ilha de Santa Catarina, Ed. Bernúncia (2012) e Paralelepípedo Poema, Ed. Lesma (2016).

Como ceramista estudou e trabalhou no Studio Moquém – Cerâmica Contemporânea com Vânia Bueno e desde 2007, vem desenvolvendo trabalhos de arte educação, com projetos e oficinas de artes integradas. Seu projeto mais recente resultou no livro Paralelepípedo Poema, um relato de educação e prática multidisciplinar, envolvendo cerâmica, música e poesia.

 

INSCRIÇÃO

Pessoalmente, na Faferia, por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com, informando nome e telefone, ou por meio do pagseguro.

Para pagar a oficina clique na imagem abaixo do serviço pagseguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de 03 parcelas no máximo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento, é rápido e seguro.

Clique na imagem do pagseguro para efetuar pagamento com cartão

Anúncios