PAPIETAGEM E PAPEL MACHÊ

AT_papietagem (3)
ARTE SUSTENTÁVEL: PAPIETAGEM E PAPEL MACHÊ
Quartas-feiras, das 14h às 17h30, 14h/a mensal
Nica Coffy

RESUMO

A oficina livre de papietagem e papel machê propõe o reaproveitamento criativo das embalagens volumosas que descartamos no nosso dia-a-dia. É um convite para praticar a responsabilidade social com o lixo reciclável,  aprendendo as técnicas da papietagem e do papel machê. Os conhecimentos práticos que serão compartilhados envolvem, por exemplo: preparo das embalagens para reuso criativo, produção de colas e massas de papel machê, instrumentalização, técnicas decorativas, de acabamento e noções de conservação das peças que serão produzidas.

METODOLOGIA

  • Material impresso: conhecimentos gerais sobre as técnicas.
  • Fundamentos para o planejamento, estruturação, modelagem e conservação de peças bidimensionais e tridimensionais, figurativas e geométricas (sem o uso de moldes).
  • Demonstração no preparo de diferentes colas e massas, com dicas de sua aplicação.
  • Técnicas decorativas: texturas, relevos, colagem e pintura.
  • Propostas práticas para 4 encontros: um projeto bidimensional e/ou um tridimensional.

VALOR
R$ 250,00

PRÉ-REQUISITOS

Não precisa conhecimento prévio. Todo o material artístico está incluso. Cada participante deve levar a sucata que deseja utilizar e instrumentos básicos para produzir sua peça (estilete, tesoura e pincéis principalmente).

Sugestão de sucata para trazer: jornais, revistas, papéis de embalagens (de pão, seda, de presente, etc.), embalagens plásticas de garrafas PETs 500ml (ou embalagens de maionese e de catchup, por exemplo), caixas ou bandejas de papelão e de isopor, retalhos de tecido, bijuterias descartadas, botões, pedaços de rendas, fitas, canudinhos plásticos, arame, entre outros materiais de potencial decorativo que pode ser reutilizado.

PÚBLICO ALVO
Iniciantes nas artes manuais ou não; preferencialmente adultos (acima de 18 anos); abrindo-se exceções para jovens (12 a 17 anos) cuja inclinação para as artes seja evidente.

NUMERO MÍNIMO
3 inscritos

NUMERO MÁXIMO
10 inscritos

QUEM É O MINISTRANTE

Veronica Coffy é restauradora, artista plástica, artesã e arte educadora. Na arte educação dedica-se à modelagem artística, trabalhando especialmente com o papel machê sob o conceito de Arte Sustentável produzida com materiais recicláveis. Formou-se em Conservação e Restauro de Bens Móveis (2011) e no mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural (2014) – ambos os cursos pela UFPel/RS. Foi docente no Curso de Conservação e Restauro (UFPel/RS), ministrando disciplinas sobre os materiais e técnicas artísticas e de conservação-restauração de madeira, têxteis e cerâmicos. Trabalhou com o artesanato em porcelana fria de maneira autodidata e frequentou oficinas de papietagem e papel machê com Liliane Brauner (RS), de colagem artística com Pati Peccin (SC) e de escultura em pedra sabão com Dante Castelani (SC).

Fanpage: https://www.facebook.com/estudionc.arte.restauracao/

MATRÍCULA

Pode ser realizada de três maneiras

– Pessoalmente, na Faferia, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito. Aceitamos todas as bandeiras.

– Por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com.

– Ou por meio do PagSeguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de parcelar em até 18 vezes. Clique na imagem abaixo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento. É rápido e seguro.

 

Anúncios