MARROM VAN DYKE

OF_marrom-van-dike
Oficina de Fotografia Alternativa:
MARROM VAN DYKE
28 de abril (sábado), das 9h às 13h, 4h/a
Lilian Barbon

RESUMO

Durante o século XIX, cientistas buscaram em diversos “processos alternativos” um meio de imprimir a imagem fotográfica em cores. Entre eles está o Marrom Van Dyke (MDV), técnica de impressão fotográfica artesanal utilizada até hoje pelos amantes da fotografia analógica e da fotografia expandida (híbrida).

O nome Marrom Van Dyke se deve à tonalidade marrom obtida, muito semelhante àquela encontrada nos quadros do pintor flamengo do século XVII, Antoon Van Dyke. As imagens resultam em uma estética vintage e é ideal para aqueles que buscam, no artesanal, possibilidades criativas para as suas imagens.

Nesta oficina os participantes serão convidados a experimentar e vivenciar este processo além de receber noções básicas sobre a história e os princípios da fotografia.

*A oficina será orientada pela fotógrafa Lilian Barbon e fará parte do evento “Pinhole Day Floripa 2018” em parceria com a Faferia. Este é um evento anual, também coordenado pela fotógrafa e que abrange diversas ações e workshops sobre fotografia alternativa na cidade de Florianópolis.

Importante: Cada aluno deverá enviar 4 imagens, em alta resolução, até três dias antes da oficina, para lilianbarbon@gmail.com para que seja feito o negativo digital.

METODOLOGIA

  • Breve histórico e introdução teórica à técnica de Marrom Van Dyke
    • Apresentação dos químicos e da fórmula utilizada neste processo
    • Demonstração
    • Prática: preparação dos papéis, exposição à luz e revelação química
  • Finalização e leituras de imagens

VALOR
R$ 150,00

PRÉ-REQUISITOS

Não precisa conhecimento prévio.

O material fotossensível (químicos) já está incluído.

Cada aluno deverá ltrazer:

– Mínimo 5 folhas de papel canson (200g ou 300g)
– Avental e luvas (material de proteção individual)
– Secador de cabelo (quem tiver)
– Pincéis macios (diferentes formatos)

PÚBLICO ALVO
A partir de 16 anos

NUMERO MÍNIMO
3 inscritos

NUMERO MÁXIMO
12 inscritos

QUEM É O MINISTRANTE
Lilian Barbon é Mestra e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Especialista em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atualmente é professora na Escola de Fotografia Câmera Criativa, em Florianópolis, e ministrante de diversas oficinas de fotografia pelo território nacional.

MATRÍCULA

Pode ser realizada de três maneiras

– Pessoalmente, na Faferia, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito. Aceitamos todas as bandeiras.

– Por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com.

– Ou por meio do PagSeguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de parcelar em até 18 vezes. Clique na imagem abaixo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento. É rápido e seguro.

Anúncios