PRÁTICA DE INTERPRETAÇÃO

42-interpretacao_ivo


PRÁTICA DE INTERPRETAÇÃO

Teste de elenco X Storytelling

Dias 12, 13 e 14 de abril (de quarta a sexta), das 18h30 às 22h, 10 horas, 10 vagas

Ministrante: Ivo Müller

 

RESUMO
Abordagem com exercícios práticos sobre contar uma história com a criação de personagens, partindo do desafio onde ator e diretor estão sob a pressão da escolha: o teste de elenco.
Vamos começar com a situação hipotética de um teste, que será gravado e servirá como material para o estudo da preparação da cena. Depois abordaremos passos e tópicos para o ensaio com um trabalho de técnica aliada à intuição, que abrem caminho para que os personagens sejam críveis, humanos e consigam contar suas histórias.

METODOLOGIA
O trabalho será desenvolvido a partir de experiências de trabalho do ator e professor, que é atuante no mercado profissional em filmes, peças e séries de televisão, em muitos casos sujeito à aprovação em castings. Também fará uso de referências de cursos e grupos de estudos no Brasil (Centro de Pesquisa Teatral/CPT e Grupo Tapa) e nos EUA (Clark Middleton – Ap 929 e Susan Batson).

Vamos fazer uma primeira leitura da cena e levantar referências que podem ser acessadas em situações de urgência, como quando o ator chega ao teste sem saber que texto irá fazer (ou mesmo se irá trabalhar com texto). Tópicos para a criação de personagem e pontos específicos para a hora do ensaio da cena. Pontos que levem à criação de ambiente e situações que sejam imaginárias e, ao mesmo tempo, autênticas.

Vamos trabalhar com cenas de filmes clássicos do cinema brasileiro, de diretores como: Carlos Manga, Luiz Sérgio Person, Anselmo Duarte ou Leon Hirszman.

As aulas serão preparadas especificamente para os matriculados na oficina *

VALOR
R$ 300

Pré-Requisitos

Levar um caderno/diário para fazer anotações.

Levar roupas leves e sapatos confortáveis.

Não é necessário conhecimento prévio da filmografia dos diretores citados. As cenas serão escolhidas pelo professor, de acordo com os alunos inscritos.*

PÚBLICO ALVO
Atores, diretores, roteiristas, escritores e interessados em contar histórias em geral.
A turma pode ter até 4 (quatro) alunos que não trabalhem nas profissões citadas, mas que tenham interesse em observar e aprender sobre personagens e contação de histórias.

A experiência mais completa é aquela que mistura realidade com ficção, atores e não atores, como opostos que se completam.

* para que o professor prepare as aulas e escolha as cenas, é muito importante que os alunos enviem SOMENTE UM dos itens abaixo, até o dia 5/04, na seguinte ordem de preferência:

1 – link para seus perfis em rede social (Facebook OU Instagram) – para todos os inscritos que possuam redes sociais;
OU
2 – material gravado – no caso de atores que não enviarem perfis em rede social
OU
3 – Currículo com foto de rosto – no caso de não haver os itens 1 ou 2.

QUEM É O MINISTRANTE
Ivo Müller é ator, professor e estuda o ofício do ator que trabalha com cinema.
Integrou o Centro de Pesquisa Teatral, do diretor Antunes Filho e trabalha com regularidade com o Grupo Tapa. Nos EUA, estudou as técnicas dos professores: Susan Batson e Clark Middleton.
Como ator de cinema, atuou em coproduções internacionais como: “Tabu” do diretor português Miguel Gomes (premiado no Festival de Berlim 2012), “La Muerte de Marga Maier”, filme argentino de Camila Toker e o curta-metragem “Os Humores Artificiais”, do português Gabriel Abrantes. No cinema e televisão, trabalhou com Hector Babenco, Felipe Hirsch, Michel Tikhomiroff, Chico Faganello, Marina Person, René Brasil, Dante Vescio e Rodrigo Gasparini (premiado como “Melhor Vilão” pelo filme de terror “O Diabo Mora Aqui”) além de ter atuado em mais de 20 curtas-metragens.

INSCRIÇÃO

Pessoalmente, na Faferia, por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com, informando nome e telefone, ou por meio do pagseguro.

Para pagar a oficina clique na imagem abaixo do serviço pagseguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de 03 parcelas no máximo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento, é rápido e seguro.

Clique na imagem do pagseguro para efetuar pagamento com cartão

Anúncios