12-conservacao-livros

CONSERVAÇÃO DE LIVROS
25/08 (sexta), das 18h30 às 21h30, e 26/08 (sábado), das 11h às 13h, 5h, 10 vagas
Giliard de Souza

RESUMO
A oficina tem o propósito de colocar em pratica algumas propostas de conservação interventiva em suporte papel, como pequenos reparos, acondicionamento de livros e documentos, reconstituição de lombada, costura e capa mole de livros, alem da higienização e acondicionamento adequado de livros.

METODOLOGIA

Apresentar as etapas de intervenção em suporte papel na pratica.

Realização;

Processo de higienização para eliminar sujidades e possíveis insetos.

Intervenções com reparo de rasgos e lombadas danificadas e reconstituição de capas moles.

VALOR
R$ 150

MATERIAL

Cada participante deve trazer:

– Livro de capa mole que queira realizar algum reparo.

– Régua (preferencialmente de metal)

– Lápis

– Estilete

– Tesoura

– Pincel de cerda macia (e trincha se tiver)

PÚBLICO ALVO

Pessoas que tenham interesse em cuidar de seus livros.

NÚMERO MÍNIMO
5 inscritos

NÚMERO MÁXIMO
10 inscritos

QUEM É O MINISTRANTE

Giliard de Souza é conservador restaurador de bens culturais com ênfase em suporte papel pelo ateliê “Arte do Papel”, Porto Alegre – RS. Artista encadernador, licenciado em filosofia pela faculdade Bagozzi, Curitiba – PR e acadêmico em museologia pela UFSC. Atua na área de conservação e restauro há 10 anos em várias entidades públicas e privadas no sul do país. Em Santa Catarina realizou atividades neste ramo no museu e arquivo do TJSC, obras raras da BU/UFSC e para o INGESC (Instituto de Genealogia de Santa Catarina), Arquivo Histórico Municipal de São José. Além de atuar em acervos privados.

INSCRIÇÃO

Pessoalmente, na Faferia, por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com, informando nome e telefone, ou por meio do pagseguro.

Para pagar a oficina clique na imagem abaixo do serviço pagseguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de 03 parcelas no máximo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento, é rápido e seguro.

Clique na imagem do pagseguro para efetuar pagamento com cartão