SERIGRAFIA

13-serigrafia,vagas esgotadas

VAGAS ESGOTADAS
Vamos agendar uma nova turma para outubro. Se você tiver interesse, escreva para faferiadnadearte@gmail.com que avisamos quando abrirmos matrícula. Obrigado.

SERIGRAFIA
26 de agosto (sábado), das 14h às 19h, 5h, 10 vagas
Natália Pixel e Jônatas Leopardi

RESUMO
Esta oficina é uma oportunidade para experimentar todo o processo de revelação e impressão em serigrafia. Vamos conhecer os procedimentos de forma teórica e prática. O grupo passará por um tour explicativo sobre gravuras e serigrafia dentro da Galeria de Gravura, onde ocorre o curto, no bairro Trindade. Em um segundo momento, colocaremos a mão na massa. Você passará por todas as etapas da técnica de serigrafia, desde a preparação da tela para a revelação até a impressão final.

A Galeria de Gravura conta com a estrutura necessária para impressão de gravuras profissionais. Além de contar com um acervo de grandes artistas, o espaço foi planejado para um fluxo de trabalho contínuo e completo, contando com uma sala de revelação propícia e mesa de impressão a vácuo.

METODOLOGIA

1 – Fundamentação teórica
Tour explicativo pela Galeria de Gravura
Apresentação dos materiais e processos
Demonstração de resultados impressos

˜˜Coffebreak˜˜

2 – Mão na massa
Preparação da emulsão;
Aplicação da emulsão nas telas;
Familiarização com a mesa de luz;
Queima das telas;
Revelação das telas;
Adaptação da mesa de impressão;
Preparação das tintas;
Impressão.

3 – Feedback
Análise dos impressos realizado nas oficinas (excesso/falta de tinta, texturização, enquadramento, etc.)

4 –
Materiais de Apoio (enviados por e-mail)
Pré-oficina: fechamento de arquivo para Fotolito
Pós-oficina: passo-a-passo do processo serigráfico

VALOR
R$ 250

PRÉ-REQUISITOS

Não é necessário conhecimento prévio.

Todo o material já está incluído (tela, emulsão, papel, tinta, etc.). Cada participante levará para casa duas folhas impressas por ele mesmo.

Se for de interesse do aluno imprimir em papel especial, é necessário que ele providencie o material. Se desejado também, o participante pode levar o fotolito de uma arte própria impressa em poliéster A4 para a revelação na tela. Para isso, será disponibilizado um material de apoio estruturado especialmente para oficina, que explica o processo da criação de um fotolito. Esse material será enviado com antecedência aos participantes da oficina.

Material opcional:

  • Poliéster A4 impresso com arte própria
  • Papéis especiais

PÚBLICO ALVO
A partir de 16 anos

NÚMERO MÍNIMO
3 inscritos

NÚMERO MÁXIMO
10 inscritos

QUEM É O MINISTRANTE

Natália Pixel é designer gráfico e dedica seus estudos em Produção Gráfica e Design Experimental. Formada pela UFSC em 2017, seu Projeto de Conclusão de Curso consistiu na criação de um livro-objeto impresso em serigrafia, onde explorou a técnica de diversas maneiras. Durante este processo, foi realizado um estudo aprofundado entre a relação dos materiais e suas aplicações de tinta vinílica e a base d’água em diferentes superfícies. Além disso, estudou Design durante seu intercâmbio na Alemanha em 2014/15, onde iniciou sua trajetória no Design Experimental em seus estudos com cera e luz. A partir daí, obteve um olhar mais sensível para o processo em si, o que também despertou sua curiosidade para a Produção Gráfica.
be.net/nbarreira

Jônatas Leopardi é editor de imagens profissional e estudante de Design pela UFSC. Natural de Florianópolis, sempre foi atento às artes gráficas e métodos de impressão. Teve seu contato refinado com a serigrafia em seu intercâmbio para a Middlesex University em Londres em 2014/15. Aprimorou seus estudos em produção gráfica, experimentando também outros métodos de impressão como o letterpress (impressão em prensa tipográfica) e etching (impressão de gravura em metal reagidas no ácido). Atualmente dedica seus estudos no design gráfico e digital, misturando e experimentando seus diversos processos.

 

Anúncios