CINEMA DE MULHER

flyer_cinema de mulher

CINEMA DE MULHER
Dias 7, 8, 14, 15, 21, 22 (quintas e sextas) de fevereiro, das 18h30 às 21h
Claudia Aguiyrre

RESUMO
“O que estas mulheres têm em comum – Um olhar feminino sobre a História do Cinema para pensar o presente” – Marguerite Duras, Agnes Vardá, Leni Riefenstahl, Mira Nair, Jane Campion, Sofia Coppola, Kathryn Bigelow, Samira Makhmalbaf, Anna Muylaert, Sandra Kogut, Helena Ignez e Alice Guy Blachè. 

Diretoras e/ou roteiristas e/ou produtoras a partir das quais é possível tangenciar momentos importantes da história do cinema, área artística tradicionalmente dominada por homens. Pesquisas recentes apontam percentuais ainda pouco representativos para a participação feminina atrás das câmeras. Partindo deste cenário a proposta é desenvolver o tema com  alguns questionamentos: Como pensar a participação de gênero nesta área? Como pensar a representação feminina em narrativas fílmicas? Como conceber e realizar neste universo? Que inspirações encontramos na história do cinema que sirvam de referências para a participação nas criações atuais? Com a ajuda de referenciais conceituais e analíticos propor ao grupo uma reflexão sobre o feminino na concepção e representação fílmica partindo da filmografia das criadoras abordadas.

METODOLOGIA

  • Apresentação do tema;
  • Contextualização histórica e conceitual;
  • Exibição de trechos de filmes de referência;
  • Análise fílmica dos trechos selecionados;
  • Debate sobre as questões levantadas a partir do conteúdo abordado.


VALOR
R$ 350,00

PRÉ-REQUISITOS
Não precisa conhecimento prévio.

PÚBLICO ALVO
A partir de 16 anos

NUMERO MÍNIMO
3 inscritos
NUMERO MÁXIMO
12 inscritos

QUEM É O MINISTRANTE
Cineasta, documentarista, jornalista e artista multimeios.

 

Nascida em Santiago do Chile Claudia Aguiyrre adotou a brasilidade há mais de 40 anos. É graduada em Comunicação Social e Pós-graduada em Estudos Culturais, ambas pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Trabalhou por 15 anos como docente nos Curso de Cinema, Realização Audiovisual e de Comunicação Social, nas habilitações de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Possui uma vasta experiência como documentarista, dentre a extensa lista de realizações encontra-se o documentário mata… céu… e negros (2005), que recebeu os prêmios Revelando os Brasis, além de outras premiações. O filme foi veiculado pelo Canal Futura e pelo SESC TV, compondo o programa Curta Doc. O mesmo foi um dos 16 filmes selecionados pela Mostra Brasil Plural 9, o maior festival itinerante de cinema brasileiro pela Europa, que percorreu a Alemanha, Áustria e Suíça, entre os anos de 2006 e 2007. Trabalhou também em diversas emissoras de televisão desenvolvendo funções de produção à assistência de direção na área de teledramaturgia, além de produção e direção de programas culturais e de comportamento. Frequentou diversos cursos na área de cinema entre eles curso A Construção Dramática: da Ideia ao Roteiro, do Roteiro ao Ator na EICTV – Escuela Internacional de Cine y TV, San Antonio de los Baños, Cuba. Atualmente desenvolve pesquisas na área imagética fundindo estéticas e linguagens de diversas heranças artísticas. Nos últimos anos Claudia optou por uma vida mais integrada aos quatro elementos, pelo que escolheu viver no interior da cidade de Rancho Queimado, na Serra Catarinense, onde desenvolve projetos artísticos que envolvem diversas áreas e saberes, neste momento mais voltada para a realização ficcional e de vídeo-arte, tendo o suporte virtual como seu principal canal de veiculação.

MATRÍCULA

Pode ser realizada de três maneiras

Preferencialmente por depósito bancário enviando um e-mail para faferiaoficinas@gmail.com

Na Faferia, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito. Aceitamos todas as bandeiras.

Ou por meio do PagSeguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de parcelar em até 18 vezes. Clique na imagem abaixo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento. É rápido e seguro.

 

 

Anúncios