ÍNDIGO VEGETAL

OFICINA_indigo-vegetal

ÍNDIGO VEGETAL
20 e 22 de fevereiro (terça e quinta), das 14h às 17h, 6h aula, 10 vagas
Roberta Kremer

RESUMO

Customização de uma peça de roupa do aluno usando o processo de tingimento com o pó de índigo vegetal concentrado. O corante é extraído da Indigofera tinctória e de suas 300 espécies. No Brasil é conhecida por anileira e é um dos mais antigo da história: Recente descoberta arqueológica no Peru datou um fragmento de tecido com restos de indigotina (o corante azul) em 6.000 anos.

O tingimento com o índigo vegetal precisa passar por um processo de fermentação para que se torne solúvel e fixo no tecido, diferente da simples cocção. A grande vantagem é poder usar o mesmo banho diversas vezes diminuindo muito o consumo de água, a principal matéria-prima de qualquer tingimento. Seu descarte quando neutralizado pode ser feito em compostagem, já que é rico de materiais orgânicos em decomposição.

A cor azul profundo do índigo é única, assim como a mágica do seu processo de fixação, o tecido sai verde amarelado do banho e torna-se azul quando entra em contato com o oxigênio.

Usaremos a receita de Michel Garcia, botânico francês, que simplificou o método de fermentação com componentes acessíveis.

A peça de roupa deverá seguir as recomendações abaixo para que possam ser usadas na prática, pois os corantes vegetais só fixam em fibras naturais:

A peça deve ser 100% algodão, viscose ou linho e deve pesar no máximo 200g, dê preferência para camisetas e malhas leves, os jeans são difíceis de tingir e podem atrapalhar a dinâmica da oficina e a qualidade do resultado.

Traga a peça bem lavada com um pouco de detergente, sem usar amaciante e lava roupas tradicionais, vamos fazer uma nova lavagem na oficina para tirar todos os resíduos de uso.

Dê preferência para tons claros, brancos ou neutros para que o azul índigo apareça.

Traga mais de uma peça para avaliarmos a melhor opção. Tingiremos 1 roupa por aluno.

Qualquer dúvida entre em contato: robertamkremer@gmail.com

VALOR
R$ 180

NÚMERO MÍNIMO
3 inscritos

NÚMERO MÁXIMO
10 inscritos

QUEM É A MINISTRANTE

Roberta Kremer é designer formada pela PUC –PR, trabalhou 18 anos com moda urbana e estamparia para marcas nacionais. Nos últimos 4 anos dedica-se ao estudo das técnicas ancestrais de tingimento e estamparia, ministrando oficinas de Shibori, impressão botânica e tingimento natural.

MATRÍCULA

Pode ser realizada de três maneiras

– Pessoalmente, na Faferia, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito. Aceitamos todas as bandeiras.

– Por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com.

– Ou por meio do PagSeguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de parcelar em até 18 vezes. Clique na imagem abaixo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento. É rápido e seguro.

 

Anúncios