ANÁLISE FÍLMICA

OFICINA_analise-filmica_OK

O CINEMA E SUAS REPRESENTAÇÕES – COMO ANALISAR UM FILME
31 de janeiro e 1º de fevereiro, 19h às 22h.
Andrey Lehnemann

RESUMO

Você consegue dizer qual sua maior aflição ou encanto ao assistir a um filme? Explicá-lo? Como chegamos a essa compreensão? Um dos maiores espelhos do cinema está no olhar e na sua perspectiva. Seja na forma de executor ou de vítima, os diretores sempre trabalharam o olhar do espectador e do seu protagonista ao seu favor. A favor da arte. Observar, analisar e reproduzir subjetivamente. A perspectiva de um filme e a sua compreensão não é exclusividade da crítica cinematográfica. É de todos.

A partir de escritos de teóricos como David Bordwell, a intenção do curso é debater o olhar do espectador frente às decisões narrativas de um diretor. O que ele espera atingir? Quais as escolhas ele faz para a imagem ser mais poderosa? Essa sensação é individual ou universal? Por que certas escolhas dentro de um contexto produzem sensações distintas? Afinal, a arte é subjetiva ou objetiva?

A estrutura do curso será dividida em duas partes, princípios narrativos e a perspectiva do olhar. (A maior parte do curso será com clipes de filmes e debate prático entre os integrantes da oficina).

PROGRAMA 

1º dia:

Princípio de captura e percepção
Breve introdução sobre interpretação e relação: cinema como espelho
O real vs a ficção.
A narrativa visual
Montagem e Pista-Recompensa

2º dia
Roteiro e estrutura
Como manipular o espectador?
A música como auxílio narrativo
A perspectiva do público e do personagem? Para quem você está olhando?
Influências, metalinguagens e recriações

INVESTIMENTO
R$ 100

PRÉ-REQUISITOS
Basta amar cinema.

PÚBLICO ALVO
Cinéfilos amadores ou com alguma compreensão, comunicadores, artistas, pessoas interessadas em cinema.
A partir de 14 anos

NÚMERO MÍNIMO
5 inscritos

NÚMERO MÁXIMO
12 inscritos

QUEM É O MINISTRANTE

Andrey Lehnemann é crítico de cinema e colunista do Diário Catarinense. Formado em Comunicação Social, participou de cursos de cinema sobre análise fílmica e, em 2014, tornou-se um dos cinco brasileiros a fazer parte da prestigiada OFCS (Associação Internacional de Críticos de Cinema online). Já trabalhou em cinema como produtor, roteirista, fotógrafo e produtor executivo.

Desde 2010, faz pesquisas na área e já foi jurado do Prêmio Canal Brasil e Curador de Mostra de Cinema de Horror no Centro Integrado de Cultura (CIC).

Estudos baseados em Bazin, Bordwell, Aumont, Friedman e Thompson.

MATRÍCULA

Pode ser realizada de três maneiras

– Pessoalmente, na Faferia, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito. Aceitamos todas as bandeiras.

– Por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com.

– Ou por meio do PagSeguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de parcelar em até 18 vezes. Clique na imagem abaixo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento. É rápido e seguro.

Anúncios