DESENHO E NARRATIVA

OFICINA_desenho-narrativa

DESENHO E NARRATIVA
8 a 12 de janeiro (de segunda a sexta), das 19h às 21h, 10 horas, 10 vagas
Rafael Coutinho

RESUMO

O foco dos encontros será a experimentação de diferentes formas de se contar uma história, usando conversas, diálogos entre os alunos, jogos narrativos e o espaço ao redor, tanto da própria Faferia como das imediações.

O objetivo é simples: desbravarmos juntos novas formas de se entender histórias em quadrinhos, tirando do jogo narrativo a obrigação do traço educado, bem como a necessidade de linearidade, começo, meio fim, o virtuosismo, a busca por um estilo maduro. Dessa forma, o grupo terá como objetivo principal a reflexão da própria função de uma história: o que a constitui em sua gênese. O que nos mantém atentos e ligados em uma conversa entre amigos, na observação de uma cena entre pessoas reais, a sequência de imagens que nos encantam, surpreendem ou até mesmo repelem.

O grupo fará uma série de histórias curtas, sempre com o enfoque em um aspecto da construção narrativa: imagem; enredo e roteiro; ritmo; diálogo; Todos os encontros serão conduzidos pelos eixos de compreensão dos sentidos, do que nos emociona, da desconstrução e da visualidade.

Nosso objetivo é sair com um grupo de exercícios que dialogue intimamente entre si, respeitando o limite e potencial de todos os envolvidos. Aproximar os quadrinhos e a narrativa da vida das pessoas, redefinindo sua utilidade enquanto ferramenta de expressão livre.

METODOLOGIA

  • História das histórias em quadrinhos autorais
  • Diferenças entre Construção narrativa e histórias em quadrinhos
  • Exercícios narrativos através do olhar
  • Exercícios de criação através da desconstrução do desenho virtuoso
  • Exercícios de abstração
  • Roteiro e narrativas cotidianas

VALOR
R$ 300

PRÉ-REQUISITOS

Não precisa conhecimento prévio, voltado para quem está habituado ao desenho ou não.

Material cedido pelo curso (papel A4 e lápis 4B).

PÚBLICO ALVO
A partir de 18 anos

NÚMERO MÍNIMO
6 inscritos

NÚMERO MÁXIMO
12 inscritos

QUEM É O MINISTRANTE
Rafael Coutinho é quadrinista, artista plástico e editor. Nascido em São Paulo em 1980, se formou em Artes Plásticas pela UNESP em 2004. Como autor,  é conhecido pelos livros Cachalote, parceria com o escritor Daniel Galera (Quadrinhos na Cia – 2010), O Beijo Adolescente 1, 2 e 3 (ed. Cachalote) e As Aventuras do Barão de Munchausen (ilustrador, Cosac Naify – 2014) e Forrest Gump (Ed. Aleph – 2016). Em 2017 lançou os livros Mensur (Quadrinhos na Cia) e Modo Avião (Lote42).

Como editor, é sócio da editora Cachalote/Narval. Foi editor do site de quadrinhos Nébula, do Medium (2015). Em 2017 coeditou e coordenou o projeto Baiacu (ed. Todavia).

Como curador, participou dos eventos Bienal de Quadrinhos 2016 e da exposição Ocupação Laerte, no Itaú Cultural (2015), além de coordenador e idealizador do evento DES.GRÁFICA, no MIS-Museu da Imagem e do Som – SP (2016).

http://cargocollective.com/rafaelcoutinhoartbr

MATRÍCULA

Pode ser realizada de três maneiras

– Pessoalmente, na Faferia, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito. Aceitamos todas as bandeiras.

– Por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com.

– Ou por meio do PagSeguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de parcelar em até 18 vezes. Clique na imagem abaixo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento. É rápido e seguro.

 

Anúncios