LEITURA E AUTOCONHECIMENTO

2

LEITURA E AUTOCONHECIMENTO
A leitura como fonte de autoconhecimento
Maria Isabel Schmitt

Oito encontros nos meses de janeiro e fevereiro de 2019.
Às sextas-feiras das 14 às 17 horas.
Janeiro: dias 4, 11, 18, 25.
Fevereiro: dias 1, 8, 15, 22

RESUMO
A leitura de textos literários proporciona um entendimento melhor das emoções e afasta a sensação de isolamento. Disponibiliza respostas para possíveis aflições e conflitos pessoais, e, aliado a isso, ainda pode trazer prazer. Contos, crônicas, poesias, fábulas, literatura infantil, trazem conhecimentos, experiências e personagens que podem fazer o leitor reconhecer-se naquela experiência, naquele personagem, e, como consequência, refletir sobre situações suas. A atividade de leitura é composta por quatro componentes: Catarse, identificação, projeção e introspecção. Em cada um desses componentes, o leitor terá a oportunidade de refletir sobre si mesmo, sobre o seu mundo e sobre o outro.

METODOLOGIA

  • Leitura, interpretação, debate e produção de textos literários.

Cada aula contará com um tema e texto diferente para o trabalho com a leitura.

Temas das Oficinas

Oficina 1 (dia 4 de janeiro)
“E se eu fosse eu”
Crônica de Martha Medeiros

Oficina 2 (dia 11 de janeiro)
Leitura de fábulas em nível profundo.

Oficina 3 (dia 18 janeiro)
Leitura de fábulas em nível profundo

Oficina 4 (25 de janeiro)
“Vá perguntar à mulher sábia”
Conto irlandês do livro “ Histórias da Avó”

Oficina 5 (dia 1º de fevereiro)
“A tecelã”
Poema, adaptação de Mauro Mota

Oficina 6 (dia 8 de fevereiro)
Poemas de Mário Quintana e Cecília Meireles
Leitura e produção de poemas

Oficina 7 (dia 15 de fevereiro)
“O Lobo e o Carneiro”
Literatura Infantil
Marina Colasanti

Oficina 8 (dia 22 de fevereiro)
“O Rouxinol e o Imperador da China”
Conto de Hans Christian Andersen

VALOR
600,00  (Oito encontros)
300,00  (Quatro encontros)
90,00     (Aula avulsa)

PRÉ-REQUISITOS

Não precisa conhecimento prévio.

Cada participante deve levar:

  • Caderno ou bloco de papel.
  • Lápis ou lapiseira, caneta.
  • Borracha

PÚBLICO ALVO
A partir de 18 anos

NÚMERO MÍNIMO
3 inscritos
NÚMERO MÁXIMO
10 inscritos

QUEM É O MINISTRANTE
Maria Isabel Schmitt é professora de Língua Portuguesa formada em Letras com Especialização em Leitura e Produção de Textos. Participou de inúmeros cursos na área da Educação. Em 2014 participou como membro do Grupo de Produção para atualização da Proposta Curricular de Santa Catarina. Membro da Academia de Letras do Brasil- Seccional São José-SC e Acadêmica fundadora da ADLA- Amigos das Letras e das Artes de Florianópolis-SC. Participou com textos seus nas antologias Pérolas da ALBSC e Mulher Destaque 2018.

MATRÍCULA

Pode ser realizada de três maneiras

– Pessoalmente, na Faferia, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito. Aceitamos todas as bandeiras.

– Por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com.

– Ou por meio do PagSeguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de parcelar em até 18 vezes. Clique na imagem abaixo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento. É rápido e seguro.

1 Aula:

4 Aulas:

8 Aulas:

Anúncios