SABOARIA ECOLÓGICA

saboaria ecológica, face

SABOARIA ECOLÓGICA
18 de janeiro (sábado), das 14h às 18h
Letícia de Assis

RESUMO
O que fazer com o óleo que utilizamos na cozinha? Como transformar frutas em matéria-prima para sabões líquidos e em barra. Os participantes terão noções teóricas sobre os princípios da saboaria natural e ecológica, conhecerão os principais ingredientes utilizados em receitas simples que podem suprir as necessidades da sua casa e local de trabalho, incluindo potentes produtos para limpeza das roupas; e o melhor: sem agredir o meio-ambiente. Também conhecerão os ingredientes nocivos e o marketing que a indústria de produtos de limpeza utiliza, tanto os que podem causar alergias quanto os poluentes e proibidos pelos órgãos certificadores de produtos ecologicamente corretos. Aprenderão a usar a soda cáustica com segurança e a calcular os diferentes tipos de óleos e seus índices de saponificação para fórmulas perfeitas. Ao final, serão capazes de identificar substâncias nos rótulos. Na parte prática, todos participam do preparo de cinco receitas simples, feitas com óleo reaproveitado, com possibilidade de calcular a mesma receita para uso pessoal com outros óleos: sabão simples, sabão de coco em barra, sabão de abacate, sabão líquido tipo ariel natural, sabão em pó de mamão verde.

METODOLOGIA

* Os princípios da saboaria ecológica
* Existe sabão sem soda?
* O que é a soda cáustica, lixívia e como utilizar com segurança
* Equipamentos de segurança (EPIs)
* Por que e como utilizar óleo reaproveitado
* Diferença entre sabão natural ancestral, sabão natural vegano e sabão industrial
* O que são ingredientes tóxicos ou poluentes e como identificá-los
* Trabalhando fórmulas simples para o dia a dia
* Como substituir a água da lixívia por polpa de frutas, café e outros produtos naturais
* Quanto se economiza adotando novos hábitos
* Manteigas e óleos como princípios da saponificação
* Método, tempo de cura e noções sobre Ph
* Prazo de validade e cuidados com higiene na manipulação artesanal
* Como colorir e perfumar de forma natural os seus produtos

VALOR
R$ 150

MATERIAL
Os insumos necessários para o preparo das receitas são de responsabilidade da ministrante.

Cada participante deve trazer:

  • Caderno ou bloco para anotar receitas
  • Três potes do tipo de margarina de pelo menos 250 g para servir de molde para os sabões em barra
  • Um frasco de pelo menos 500 ml para acomodar o sabão líquido
  • Um pote ou saquinho de pelo menos 200 g para acomodar o sabão em pó
  • Equipamentos de segurança, que serão utilizados durante a oficina: luvas de borracha simples (do tipo pra limpeza – amarelas ou verdes – que cubram bem as mãos e parte do braço); máscara do tipo descartável ou de material de construção (antipoeira); óculos de proteção, caso seus olhos sejam muito sensíveis;

PÚBLICO ALVO
A partir de 14 anos.

NÚMERO MÍNIMO
3 inscritos

NÚMERO MÁXIMO
10 inscritos

QUEM É A MINISTRANTE
Letícia de Assis é jornalista, professora universitária, fitoterapeuta, geoterapeuta, aromaterapeuta e cosmetóloga natural. Proprietária da Alamanda Vida Natural, empresa que tem na ancestralidade e na produção personalizada de produtos o seu foco, distribuído em linhas temáticas relacionadas à umbanda e ao candomblé, filosofia nipo-brasileira, feminismo e consumo consciente.

Especialista em saboaria vegana e fitoaromatologia, ministra cursos na Grande Florianópolis sobre diversos temas como probióticos, produtos de limpeza naturais, saboaria ecológica, ervas e aromas, além de estar preparando um canal voltado para bruxarias e ancestralidade. Faz parte do projeto IFSC Consciente, do Sim Sou Diva (gordoativismo e pautas soropositivas) e do Coletivo Desencaixa.

Vive em um sítio no interior de Tijucas, sede da Alamanda, onde também cria frangos em ciclo natural, produzindo ovos caipiras.

@alamandavidanatural
@simsoudiva
@sitiovidanova
@Lbassis

www.alamandavidanatural.com

MATRÍCULA

Pode ser realizada de três maneiras, mas sempre antecipada para garantir sua vaga

  • Preferencialmente por depósito bancário enviando um e-mail para faferiaoficinas@gmail.com

Na Faferia, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito, mas sem a possibilidade de parcelar. Aceitamos todas as bandeiras.

Ou por meio do PagSeguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de parcelar em até 18 vezes. Clique na imagem abaixo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento. É rápido e seguro.

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

Anúncios