TINGIMENTO NATURAL URUCUM

OFICINA_urucum

URUCUM
TINGIMENTO NATURAL
19 de janeiro (sexta), das 14h às 18h, 4 horas aula, 10 vagas
Isabela Bernardo e Natalia Seeger

RESUMO
O tingimento vegetal é a pigmentação de tecidos e fibras com corantes extraídos de plantas tintórias através de um processo que envolve água, fogo e movimento. Uma técnica ancestral da humanidade, onde as mais diversas cores podem ser obtidas e assim, dar identidade e valor as nossas peças de roupas, almofadas e tudo que evolva tecidos e fibras.

METODOLOGIA

Extrair o extrato do urucum, com variações de tons de cores com diferentes tipos de mordentes.

Tingir um tecido

1 técnica de shibori

MATERIAL (incluso)

Açafrão e tecido

Cada participante deve trazer:

  • Tesoura
  • Avental
  • Luva de borracha

VALOR
R$ 150,00

PRÉ-REQUISITOS
Não precisa conhecimento prévio.

PÚBLICO ALVO
A partir de 16 anos

NUMERO MÍNIMO
5 inscritos

NUMERO MÁXIMO
10 inscritos

QUEM É O MINISTRANTE

Isabela Bernardo, designer têxtil, tecelã especializada em tingimentos vegetais, há mais de 20 anos trabalhando na área. Com o objetivo de pensar o mercado têxtil com mais consciência e sustentabilidade e difundir o consumo consciente presta serviços com pigmentações orgânicas, para empresas no campo da moda, figurinos, decoração e design têxtil. Além da pigmentação orgânica trabalha com estamparia manual e carimbos, tecelagem, desenvolvimento de tecidos, tecelagem de miçangas e fiação de lã.

Natália Seeger é produtora cultural e estudante de técnicas tradicionais (tintura natural, impressão botânica, índigo vegetal, renda de bilro, fiação). Busca através do artesanato, do têxtil, da antropologia e da fotografia resgatar técnicas tradicionais com linguagens do mundo contemporâneo. Atualmente é pesquisadora na área de Ciências Sociais (UFSC), com ênfase em Antropologia Visual e da Imagem, Antropologia dos Objetos e Antropologia da Técnica, abordando temas como cultura material, trabalhos artesanais, trabalhos tradicionais (pesca, costura, tingimento natural, rede de pesca), ritmos e produção sustentável em Florianópolis. Trabalha em parceria com a artesã Nara Guichon em seu ateliê.

MATRÍCULA

Pode ser realizada de três maneiras

– Pessoalmente, na Faferia, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito. Aceitamos todas as bandeiras.

– Por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com.

– Ou por meio do PagSeguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de parcelar em até 18 vezes. Clique na imagem abaixo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento. É rápido e seguro.

Anúncios