MARROM VAN DYKE

OF-marrom-van-dyke


MARROM VAN DYKE
28 de julho (sábado), das 14h às 17h, 3h/a
Lilian Barbon

RESUMO

Durante o século XIX, cientistas buscaram em diversos “processos alternativos” um meio de imprimir a imagem fotográfica em cores. Entre eles está o Marrom Van Dyke (MDV), técnica de impressão fotográfica artesanal utilizada até hoje pelos amantes da fotografia analógica e da fotografia expandida (híbrida).

O nome Marrom Van Dyke se deve por conta da tonalidade marrom obtida, muito semelhante àquela encontrada nos quadros do pintor flamengo do século XVII, Antoon Van Dyke. As imagens resultam em uma estética vintage e é ideal para aqueles que buscam no artesanal, possibilidades criativas para as suas imagens.

Nesta oficina os participantes serão convidados a experimentar e vivenciar este processo além de receber noções básicas sobre a história e os princípios da fotografia.

Importante: Cada aluno deverá enviar 4 imagens, em alta resolução, até três dias antes da oficina, para lilianbarbon@gmail.com para que seja feito o negativo digital.

METODOLOGIA

  • Breve histórico e introdução teórica à técnica de Marrom Van Dyke
    • Apresentação dos químicos e da fórmula utilizada neste processo
    • Demonstração
    • Prática: preparação dos papéis, exposição à luz e revelação química
  • Finalização e leituras de imagens

VALOR
R$ 150,00

PRÉ-REQUISITOS

Não precisa conhecimento prévio.

O material fotossensível (químicos) já está incluído. O participante fica com o trabalho feito no curso.

Cada aluno deverá trazer:

– Mínimo 5 folhas de papel canson (200g ou 300g)
– Avental e luvas (material de proteção individual)
– Secador de cabelo (quem tiver)
– Pincéis macios (diferentes formatos)

PÚBLICO ALVO
A partir de 16 anos

NUMERO MÍNIMO
3 inscritos

NUMERO MÁXIMO
12 inscritos

QUEM É O MINISTRANTE
Lilian Barbon é Mestra e Bacharel em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Especialista em Fotografia: Práxis e Discurso Fotográfico, pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Atualmente é professora na Escola de Fotografia Câmera Criativa, em Florianópolis, e ministrante de diversas oficinas de fotografia pelo território nacional.

MATRÍCULA

Pode ser realizada de três maneiras

– Pessoalmente, na Faferia, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito. Aceitamos todas as bandeiras.

– Por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com.

– Ou por meio do PagSeguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de parcelar em até 18 vezes. Clique na imagem abaixo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento. É rápido e seguro.

TERMOS DE COMPROMISSO

Em caso de cancelamento do curso, a Faferia restitui integralmente o valor. Ou você pode optar por converter o pagamento em crédito para outro curso da casa.

Em caso de desistência, você precisa nos avisar com até 7 (sete) dias antes do início do curso, que devolvemos 100% do pagamento. Ou você pode converter o valor em crédito para outro curso da casa.

Se você nos avisar após o prazo acima ou faltar não haverá restituição. Mas quando for o caso de uma oficina que a casa oferece habitualmente, transferimos automaticamente sua matrícula para a próxima turma.

Anúncios