SHIBORI COM ÍNDIGO

oficina_shibori-indigo

SHIBORI COM ÍNDIGO
Arte milenar japonesa de tingimento de tecidos
22 de julho (sábado), das 10 às 12h30 e das 13h30 às 18h, 7 horas, 8 vagas
Roberta Kremer

 

RESUMO
Shibori é um conjunto milenar de técnicas de tingimento do Japão. Através do isolamento de partes do tecido cria-se diferentes padronagens de estampas. O termo origina do verbo Shiboru que significa apertar, torcer em japonês. Na oficina usamos o índigo natural, pigmento igualmente rico em história.

METODOLOGIA

O Objetivo da oficina é conhecer a tradição do Shibori, praticar 3 grupos principais de técnicas sempre com materiais de fácil acesso e aprender todos os passos do tingimento com o pó de índigo natural altamente concentrado.

Praticar o processo criativo e trabalhar a auto-estima, estabelecer um olhar crítico para a cadeia produtiva de moda objetivando o consumo consciente e a valorização do produto natural.

+CONTEÚDO:

01) Apresentação Teórica

– História do Shibori – Arte e tradição

– Passado e presente – Principais influências na moda

– Apresentação das técnicas

-Introdução ao pigmento índigo

02) Prática de técnicas de Shibori (divididas em 3 principais grupos – Arashi / Itajime / Kumo – Kanoko Shibori).

– Preparação das peças. (fornecemos material de segurança)

03) Tingimento artesanal com índigo

Preparação do “vat” ecológico

Dicas de como tingir com a fermentação do índigo natural

VALOR
R$ 300

NÚMERO MÍNIMO
3 alunos

NÚMERO MÁXIMO
8 alunos

PÚBLICO ALVO
A partir dos 12 anos

MATERIAL (incluso)

Materiais e tecidos para tingimento

QUEM É A MINISTRANTE

Roberta Kremer é designer formada pela PUC -PR em projeto do produto com 17 anos de experiência de criação e marketing de moda. Trabalhou com o desenvolvimento de produtos e estampas para grandes marcas nacionais de calçados e roupas do mercado Street Wear : Maha, Qix, Mary Jane, Red Nose e Vibe.

Desde 2008 pratica a customização de tênis e camisetas.

Hoje dedica-se ao estudo de processos artesanais de criação e tem sua própria linha de moda artesanal que trabalha com tingimento natural, Shibori, Cianotipia, Ecoprint e bordado manual.

“ Voltar ao passado para melhor entender o futuro” é a base para este estudo que questiona a cadeia produtiva e o valor do consumo de moda com experiências sensoriais.

INSCRIÇÃO

Pessoalmente, na Faferia, por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com, informando nome e telefone, ou por meio do pagseguro.

Para pagar a oficina clique na imagem abaixo do serviço pagseguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de 03 parcelas no máximo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento, é rápido e seguro.

Clique na imagem do pagseguro para efetuar pagamento com cartão

Anúncios