PIGMENTOS MINERAIS

pigmentos minerais

PIGMENTOS MINERAIS (TINTAS DE TERRA)
15 de junho (sábado), das 14h às 19h
Silvia Carvalho

RESUMO
Para esta oficina a proposta é fabricar artesanalmente tintas minerais, à base de terra e emulsão aquosa, que podem ser utilizadas em diferentes suportes: preferencialmente telas, tecidos, madeiras e papéis variados. É um convite para você experimentar um material alternativo, de baixo custo e de baixo impacto ambiental e que contribui para a sustentabilidade. Sem aditivos e conservantes químicos e que propicia resultados surpreendentes como expressão visual.

METODOLOGIA

  • Pequenos vídeos sobre procedimentos e metodologias que utilizam pigmentos naturais.
  • Demonstração dos materiais.
    •Manufatura de tintas minerais.
    •Desenvolvimento de paletas individuais e trabalho final em suporte trazido por cada participante.
  • Pequeno intervalo para dar tempo a tinta para secar e aparecer a cor.
  • Conversa e compartilhamento de experiências com o material. Limpeza da sala.

VALOR
R$ 190

PRÉ-REQUISITOS
Não precisa conhecimento prévio.

MATERIAL

Cada participante deve trazer:

  • Um punhado generoso de terra (s) colhida (s) por você, pode ser a terra do jardim, do canteiro, do morro, etc. Quanto mais diferente a cor, melhor.
  • Pincéis chatos (2 ou 3) de sua preferência e uma espátula, se tiver.
  • Um ou dois potes pequenos de boca larga, de vidro ou plástico, vazio, com tampa, para guardar tinta. Pode ser de tempero, remédio, cosmético etc.
  • Um (ou mais) suportes (especificados no resumo) para desenvolver o trabalho.
  • Kit de limpeza: pano, avental, ou roupa que possa ser manchada.

PÚBLICO ALVO
A partir de 16 anos

NUMERO MÍNIMO
3 inscritos

NUMERO MÁXIMO
10 inscritos

QUEM É A MINISTRANTE

Silvia Carvalho é Mestre e Bacharel em Artes Visuais UDESC/SC e Criação e Ilustração pela Escola Panamericana de Arte- EPA/SP.

Ministra oficinas de Pintura, Desenho e Pigmentos naturais. É membro do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke/Udesc.

Desenvolve sua pesquisa com pigmentos naturais terrosos, colhidos em variados locais do país.

Principais mostras: – São Paulo/ SP: “Prêmio Bolsa Residência artística KAAYSÁ Art Residency”, Boiçucanga; “FUTURO Salão Nacional de Arte Contemporânea e Novas Tecnologias”, Jundiaí; “Concurso de esculturas CriAção Scotch”, MuBE; “20º Salão de Arte”, Distrital de Pinheiros. Florianópolis/SC: Individual Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti“;  “Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea” 2015/2016 e 2017–CIC; “Vorkurs” Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti ;  “Estações-pinturas ao tempo”, Espaço Lindolf Bell – CIC; “De dentro pra fora”, MASC; “Sob a pele” Universidade Alanus/Alemanha & UDESC, Fundação Cultural BADESC.

MATRÍCULA

Pode ser realizada de três maneiras, mas sempre antecipada para garantir sua vaga

Preferencialmente por depósito bancário enviando um e-mail para faferiaoficinas@gmail.com

Na Faferia, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito, mas sem a possibilidade de parcelar. Aceitamos todas as bandeiras.

Ou por meio do PagSeguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de parcelar em até 18 vezes. Clique na imagem abaixo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento. É rápido e seguro.

Anúncios