25-new-journalism_vanessa

Do New Journalism às atuais produções crossmedia

1, 8, 15 de fevereiro (quartas), das 14h30 às 17h30, 9 horas, 10 vagas

Ministrante: Vanessa Pedro

 

 

 

RESUMO

 

Análise das principais contribuições, autores e textos do Novo Jornalismo, escola criada nos Estados Unidos nos anos de 1960, que incorporou influências da literatura na construção do texto jornalístico. Jornalistas como Tom Wolfe, Gay Talese Truman Capote estão entre os principais nomes do New Journalism. Escreveram em primeira pessoa, pensaram sobre a participação do repórter numa apuração longa e com mais profundidade, escolheram personagens sobre os quais as redações não tinham disposição de falar e trouxeram o diálogo para o texto jornalístico.

No Brasil também se fez Novo Jornalismo. A revista Realidade é um exemplo clássico do que foi produzir utilizando técnicas literárias. As produções da revista tratavam de temas polêmicos, aproximavam o repórter das personagens, da experiência e dos leitores. Hoje os projetos crossmedia, que dialogam linguagens como texto, vídeo, fotos, áudio podem ser pensados como novas experiências narrativas que se aproximam da proposta do Novo Jornalismo da década de 1960. Este curso pretende analisar em três encontros as premissas do gênero, as influências que gerou, analisar os principais textos e autores, a construção jornalística brasileira desta escola no período e as possibilidades narrativas crossmedia contemporâneas.

 

METODOLOGIA

 

A oficina vai funcionar com análise de textos e autores do Novo Jornalismo norte-americano, brasileiro e de experiências crossmedia contemporâneas. A partir da análise dessas obras e períodos será realizada uma produção crossmedia para experimentação da relação entre os dois modelos narrativos no último dia de aula. São questões importantes para análise, além dos textos específicos e as características que formaram esse gênero, o diálogo entre as linguagens no modelo virtual, a capacidade narrativa do jornalismo, a presença do repórter e as histórias das pessoas.

 

VALOR

 

200,00

 

 

PÚBLICO-ALVO

Estudantes de jornalismo, jornalistas, escritores e interessados em analisar a construção do texto jornalístico e as influências de outras linguagens e áreas.

 

NÚMERO MÍNIMO

4

 

NÚMERO MÁXIMO

10

 

QUEM É O MINISTRANTE

 

Vanessa Pedro é jornalista, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre e doutora em Literatura. Pesquisa cobertura de guerra e a presença do repórter e das histórias na narrativa jornalística. Realizou pesquisa de pós-doutorado no Curso de Letras da Universidade de São Paulo (USP) e no Curso de Jornalismo da Columbia University, em Nova York. É autora dos projetos audiovisuais Música de Menino e Outras Histórias (documentário de curta metragem, de 2013) e Guerra.doc: entrevistas sobre cobertura de guerra (série de entrevistas/documentário, de 2016). Atualmente pesquisa e realiza produções editoriais e audiovisuais e leciona na Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Está em produção documentário Almas e Angola, sobre os terreiros de umbanda da Grande Florianópolis, e em preparação a versão impressa das entrevistas de Guerra.doc. Ambos serão lançados em 2017.

 

GUERRA.DOC: entrevistas sobre cobertura de guerra – O PROJETO – https://youtu.be/wOkwzLdhtqY

Canal Vanessa Pedro no Youtube com as demais entrevistas de Guerra.doc – https://www.youtube.com/channel/UCecyxPnrEcliVz8LZeF0_-Q

Música de Menino e Outras Histórias – https://youtu.be/N71drxyRwVs

 

INSCRIÇÃO

Pessoalmente, na Faferia, por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com, informando nome e telefone, ou por meio do pagseguro.

Para pagar a oficina clique na imagem abaixo do serviço pagseguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de 03 parcelas no máximo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento, é rápido e seguro.

Clique na imagem do pagseguro para efetuar pagamento com cartão