faferia_retrato_caio_260917_ok1 (1)

RETRATO FOTOGRÁFICO
Dias 26 e 28 de setembro e 3 e 5 de outubro (terças e quintas)
das 18h30 às 21h, carga 10 horas, 10 vagas
Caio Cezar

RESUMO

O fotógrafo Caio Cezar vai compartilhar sua experiência de 25 anos na produção de retratos, abordando a iluminação e direção de modelos e não-modelos. Vai falar sobre os elementos de linguagem fotográfica e os dez pontos fundamentais – visíveis e invisíveis – para conceber o retrato fotográfico com uma linguagem autoral.

METODOLOGIA (temas abordados)

* Breve história do retrato – a influência da pintura

* A origem da pose

* Tipos de poses e suas associações

* Luz dura, luz difusa e suas associações

* Ângulos e suas associações

* Os dez pontos fundamentais do retrato

* Pontos visíveis e invisíveis na construção do retrato

* Retrato em high key e low key: como fazer

* Composição: dando “ritmo” aos seus retratos

* Prática de retrato com luz de estúdio

* Avaliação do material produzido pelos alunos

VALOR
R$ 300

MATERIAL
Máquina fotográfica compacta ou profissional

PÚBLICO-ALVO
A partir de 16 anos

NÚMERO MÍNIMO
5 inscritos

NÚMERO MÁXIMO
10 inscritos

QUEM É O MINISTRANTE

Caio Cezar é fotógrafo formado pelo Universidade do Vale do Itajaí. Começou na profissão aos 16 anos como laboratorista, revelando filmes e ampliando fotografias em preto e branco. Entre 1993 e 2005 atuou no fotojornalismo diário, com um trabalho reconhecido nos jornais A Notícia e Diário Catarinense. Em 2005, deixou as redações e iniciou uma mudança gradual e consistente para uma fotografia cada vez mais autoral.

Desde então, vem estudando incansavelmente todos os aspectos que envolvem as áreas que mais despertam seu interesse atualmente: retratos, beleza, fotografia de rua e fotografia abstrata. Caio sabe de onde vem, daquilo que gosta e concentra sua melhor energia criadora: “Fotografia para mim é caso de família: vem do meu avô, que contou pro meu pai, que contou pra mim. De lá pra cá, são 24 anos de profissão. Gosto de retrato, moda, viagens e beleza. Acredito num mundo mais justo e divertido”.

Conquistou cinco vezes o primeiro lugar da Maratona Fotográfica de Florianópolis. Em 2010, iniciou a série “Certos Atores”, com fotografias de estúdio de atores que atuam em Santa Catarina. A série continua sendo produzida e Caio pretende transformá-la em livro. Em 2013, teve uma foto publicada no livro “A Day In The World”, publicado pela fundação

Aday, da Suécia, com prefácio de Desmond Tutu e mil fotografias selecionadas entre mais de dois milhões de imagens enviadas dos cinco continentes. No mesmo ano, foi convidado a participar da exposição “Fotografia Contemporânea Brasileira: Imagens, Vestígios e Ruídos”, no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), com o painel “Banana 45”, que documentou por 45 dias o processo de amadurecimento e apodrecimento de um cacho de bananas. Caio ainda atua no fotojornalismo, como freelancer, e tem entre seus clientes o jornal Folha de São Paulo e a Revista Trip, onde publicou na capa a famosa foto do beijo gay entre surfistas. Também tem entre seus clientes revistas da Editora Globo e Abril.

https://caiocezarfotografia.myportfolio.com/projects

INSCRIÇÃO

Pessoalmente, na Faferia, por depósito bancário enviando um e-mail para faferiadnadearte@gmail.com, informando nome e telefone, ou por meio do pagseguro.

Para pagar a oficina clique na imagem abaixo do serviço pagseguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de 03 parcelas no máximo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento, é rápido e seguro.

Clique na imagem do pagseguro para efetuar pagamento com cartão