TINGIMENTO NATURAL

com jaque leal (2)

TINGIMENTO NATURAL
3, 10, 17 e 24 de setembro (terças), das 14h às 17h
Priscila Costa Oliveira

RESUMO
Esta oficina é direcionada para pessoas interessadas em pigmentos e tinturas naturais, e para quem quer explorar outras técnicas de estamparia têxtil. Vamos aprender a criar tinturas caseiras, utilizando materiais comuns do nosso cotidiano como minerais, urucum, feijão, repolho, erva-mate, cebola, abacate, entre outros, transformando-os em cor para tecido ou papel. Os corantes naturais têm sido considerados como uma alternativa ambientalmente menos impactante a certos corantes sintéticos.

METODOLOGIA

  • Preparação de fibras e mordentes
  • Identificação e extração dos pigmentos naturais
  • Preparação das tintas
  • Aplicação e fixação em diferentes tipos de tecidos e papéis
  • Criação de paleta de cores

VALOR
R$ 290

PRÉ-REQUISITOS

Não precisa conhecimento prévio.

MATERIAL

O material base para extração dos pigmentos, mordentes e tecidos para testes já está incluído. A participante pode levar os tecidos e papeis que desejar usar.

Cada participante deve trazer:

  • Luva descartável
  • Pincel

É interessante trazer:

  • Camisetas, ecobags, etc.
  • Avental, guarda-pó ou ir com uma roupa que possa ser manchada.

PÚBLICO ALVO
Pessoas interessadas em tingimentos naturais, arte têxtil e moda. Que buscam processos atóxicos e matéria-prima biodegradável como método artístico e de trabalho.

NUMERO MÍNIMO
4 inscritos

NUMERO MÁXIMO
10 inscritos

QUEM É A MINISTRANTE
Priscila Costa Oliveira é artista e pesquisadora. Doutoranda em Artes Visuais pela Udesc. Tem a produção artística em ações contextuais e de arte verbal em comunidades e espaço urbano. Participou de residências e exposições como Comunitária Argentina, 2017; Residência Terra UNA, 2018; Art Cluster: terrorismo de estado, violência institucional e sistemas de controle em Girona/Espanha 2015; Reabito: Modos de Habitar a Cidade em Porto Alegre/RS, 2015; Lote 7: panorama de arte contemporânea em Florianópolis no Museu Hassis/SC, 2017 e recebeu o Prêmio Jovens Artistas de Santa Catarina: Arte Contemporânea em 2018.  Em 2014, assinou a Coleção Cyanotypes em parceria com a estilista Eliza Andrade, pensada a partir das estruturas férricas do patrimônio Pelotense e da vegetação da cidade. Ministrou diversas oficinas de técnicas alternativas de fotografia e estamparia. Participou do grupo de Gravura não-tóxica: novos procedimentos, materiais e métodos alternativos na UFPel 2012-2013. Organizou eventos como Invisto – Arte como Moda, Moda como Arte, 2012.

http://costaoliveirapriscil.wixsite.com/priscila/

MATRÍCULA

Pode ser realizada de três maneiras, mas sempre antecipada para garantir sua vaga

Preferencialmente por depósito bancário enviando um e-mail para faferiaoficinas@gmail.com

Na Faferia, em dinheiro, cheque ou cartão de crédito/débito, mas sem a possibilidade de parcelar.

Ou por meio do PagSeguro do UOL, um ambiente seguro para compra online, aceitando todas as bandeiras de cartão de crédito com a condição de parcelar em até 18 vezes. Clique na imagem abaixo. Há opção de boleto bancário. Não é necessário ter cadastro no pagseguro para efetuar o pagamento. É rápido e seguro.

 

Anúncios