Faferia abre galeria do papel

A Faferia – DNA de Arte inaugura a primeira galeria da arte em papel de Florianópolis neste sábado 1º de outubro, das 11h às 17h, em seu espaço localizado no centro antigo da cidade. A mostra inaugural reúne principalmente gravuras em metal, litogravura, xilogravura, fotografia, desenho, aquarela, sumi-ê, aguada, colagem e guache sobre impressão digital com obras de 42 artistas do acervo da casa.

 

Segundo Fifo Lima, coordenador da Faferia, “apesar de haver uma produção significativa da arte em papel em Florianópolis não existe  espaço dedicado a esta linguagem artística, especialmente nas galerias institucionais. O domínio ainda é da pintura, que muitas vezes ganha o espectador pela força das pinceladas, a despeito da sutileza de detalhes de linhas que uma gravura pode oferecer”.

 

A partir da abertura da galeria da arte em papel neste sábado, a Faferia vai realizar a montagens de exposições voltadas principalmente para a gravura em outros espaços da cidade. E após esta exposição coletiva já está prevista uma nova mostra no final do mês, com obras exclusivamente de serigrafias dos artistas Ivan de Sá e Marta Dischinger.

 

A abertura da galeria da arte em papel inclui obras de Antônio C. Silva, Ari de Góes Júnior, Bruno Bachmann, Bruno Barbi, Bruno Ropelato, Caio Cezar, Carlos Asp, Dalner Barbi, Débora Klempous, Diego de los Campos, Elaine Maritsa, Endrigo Righeto, Ivan de Sá, Ivan Jerônimo, Jairo Cardoso, Joaquim Araujo, Josefina HD, Juan Rivas, Julia Iguti, Julius Schadeck, Lena Peixer, Leandro Serpa, Lú Pires, Maiko Coelho, Márcio Henrique Martins, Marta Dischinger, Maurizio di Reda, Miguel Etges, Milton Cazelatto, Murilo Pereira, Nadir Ferrari, Pati Peccin, Paula Schlindwein, Ricardo Castiglia, Samuel Casal, Sebastião Gaudêncio, Sônia Pinheiro Heuer, Susana Bianchini, Suzane Itoh, Thiago Brito, Ulisses Locicks e Vinícius Flores.

 

Sala permanente da Feira de Arte de Florianópolis, a Faferia está situada na rua Fernando Machado, 261, sala térrea do edifício Valparaízo, centro da capital . Além do espaço da galeria da arte em papel, a Faferia também oferece cursos. Mais informações sobre os temas, ministrantes, inscrição e condições de pagamento podem ser acessadas em cursos.faferia.com.